Núcleo Sensar

Estimulação Magnética Transcraniana

Conheça um pouco mais desse tratamento inovador para tratamento de várias doenças.

Estimulação Magnética Transcraniana (EMT)

Procedimento

As sessões de EMT são realizadas diariamente, de segunda à sexta, com duração de 20 a 30 minutos.  Nelas, o paciente permanece consciente e acordado, confortavelmente sentado em uma cadeira. O aparelho gera campos magnéticos semelhantes aos utilizados nos sistemas de ressonância magnética, que atuam especificamente na área do cérebro delimitada previamente pelo psiquiatra.  Após a aplicação, os pacientes podem voltar para casa de forma independente, retomando imediatamente a sua rotina diária.

O número de sessões do tratamento de EMT é determinado pelo médico psiquiatra, levando em consideração o quadro clínico de cada paciente (diagnóstico, gravidade, idade, saúde clínica, etc.).  Na maioria dos casos, são necessárias de 20 a 30 aplicações de EMT para alcançar o resultado desejado.

Indicações

A EMT é um poderoso tratamento para as diferentes variações da depressão (leve, moderada, grave, pós-parto, refratária, distimia e fase depressiva do transtorno bipolar) e para a Esquizofrenia (no tratamento de sintomas negativos e de alucinações auditivas do transtorno).

Por se tratar de um método não invasivo, a EMT pode ser indicada, inclusive, para pacientes com condições clínicas mais delicadas, como gestantes e idosos.  A técnica também tem demonstrado eficácia no tratamento de dependentes de cocaína e de pacientes com dor crônica, em especial a fibromialgia.

Estimulação Magnética Transcraniana (EMT)